quarta-feira, 5 de setembro de 2012

#2: Onde usamos geometria analítica no dia a dia?

No dia-a-dia, algumas atividades requerem seu uso mais intenso, outras menos, mas freqüentemente a usamos, ainda que sem perceber.

Usamo-la ao construir um gráfico, ao locar a construção do alicerce de uma casa, etc. Aviões e embarcações situam-se em suas rotas valendo-se de aparelhos denominados GPS que, por sua vez, utilizam coordenadas fornecidas por satélites. Entre nós, o GPS é ainda pouco utilizado nos veículos terrestres, mas empresas de seguros já dispõem de menanismos para localizar veículos roubados. Em breve, a exemplo do já ocorre em países mais desenvolvidos, os carros contarão com GPS para o traçado de rotas, cálculo de distâncias, etc., ou seja, a geometria analítica será mais usada no dia-a-dia.

• Exemplo 
Certo rapaz teve que medir o consumo real da água de sua casa, pois havia indícios de que o hidrômetro estava desregulado. Mediu a área da cisterna, o nível da água em intervalos de tempo, com a água entrando e sendo marcada pelo hidrômetro e pode constatar se havia problema e de quanto era o problema. 
Hoje em dia ele calculo o volume de água em sua cisterna só pela inclinação da haste da bóia, sem precisar enfiar uma régua na água e medir o nível. 

Conclusão: MATEMÁTICA NÃO É TUDO, MAS TUDO É MATEMÁTICA!
                                                                                       (FONTE.: http://br.answers.yahoo.com/)

0 comentários:

Postar um comentário

 

GEOMETRIA ANALÍTICA Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates